| Autor |
Mensagem |
dlage
Usuário

03/01/2006
19 anos
1416 mensagens
Belo Horizonte - MG
|
hehehe outro coveiro,mas vamus ao assunto meu mano usa um furado q é tipo um grampeador mas ten gente q usa furadeira pra modelismo |
_________________ Humildade Acima de Tudo
novo brinquedo: G15 (obtido com meu primeiro salario : P 2008)
"a tecnologia evolui, e a cada periodo aumenta a quantidade de dados que voce pode perder" - capetinha |
|
     |
 |
Atento2
Usuário

12/05/2005
22 anos
66 mensagens
Curitiba - PR
|
Desculpe a ignorância pessoal, mas bateu uma dúvida aqui...
Fiz a placa tudo certo, mas agora não sei de que lado soldo os componentes, é preferivel deixar a solda do lado cobreado ou deixar a solda na parte de trás (cor marrom)? Porque estava pensando, acho que o componente deve ficar do lado marrom e a solda na parte cobreada, senão fica sem o contato correto?
Abraço... |
|
|
  |
 |
-SCHULZ-
Usuário

20/08/2005
20 anos
289 mensagens
Praia Grande - SP
|
| Atento2 escreveu: |
Desculpe a ignorância pessoal, mas bateu uma dúvida aqui...
Fiz a placa tudo certo, mas agora não sei de que lado soldo os componentes, é preferivel deixar a solda do lado cobreado ou deixar a solda na parte de trás (cor marrom)? Porque estava pensando, acho que o componente deve ficar do lado marrom e a solda na parte cobreada, senão fica sem o contato correto?
Abraço... |
Corretissimo
Componentes do lado Marrom, e a solda na parte cobreada da placa. |
_________________ Simple ReDBlack |
|
     |
 |
Atento2
Usuário

12/05/2005
22 anos
66 mensagens
Curitiba - PR
|
Problemas aqui...
Fiz o desenho e coloquei na solução, mas não corrói, corroe apenas poucos lugares, mas fica muito cobre... fiz a solução um pouco mais forte, mas mesmo assim não adiantou... e agora?
Que droga, nunca acerto essas coisas
Deixei 1 hora e não corroeu quase nada... Bom, vou fazer tudo na base da gambiarra aqui, porque essa plaquinha é muito fod@! |
Editado pela última vez por Atento2 em 16/09/2006 15:28, num total de 1 vez |
|
  |
 |
TPV-RS
Usuário

06/09/2004
23 anos
1627 mensagens
Curitiba - PR
|
| Atento2 escreveu: |
Problemas aqui...
Fiz o desenho e coloquei na solução, mas não corrói, corroe apenas poucos lugares, mas fica muito cobre... fiz a solução um pouco mais forte, mas mesmo assim não adiantou... e agora?
Que droga, nunca acerto essas coisas  |
Se você seguiu direito a "receita" ele tem que corroer sim, você precisa ter paciência, ele demora no mínimo 15~20 minutos, para ficar corroído mais homogêneo, fique movimentando a solução.
E deixe até ficar só a trilha, se demorar 1 hora, espere 1 hora, é assim mesmo.
falou |
|
|
  |
 |
kcio
Usuário

26/01/2003
21 anos
96 mensagens
BH-Viçosa - MG
|
Pessoal.. confeccionei três placas usando esse tutorial e até o momento não tenho nada a reclamar...
Mas.. ainda tenho uma dúvida: quando a "vida útil" da solução de percloreto de ferro acabar... onde jogo a solução?
Imagino que dependendo do lugar possa acarretar algum problema na tubulação.... por isso a pergunta..
Até a próxima..
E.. valeu.. |
_________________ PC100 M598LMR SIS 530 / AMD K6-II 450MHz / 312MB RAM / 8MB video compartilhado / HD 6.4Gb / Drive Combo
Voltando ao casemod....
http://www.casemodbr.com/forum/kcio89-primeiro-casemod-t40914.html |
|
    |
 |
godpikkeno
Usuário

17/06/2007
18 anos
1449 mensagens
Brasilia - DF
|
| LeORipaNi escreveu: |
outro dia tentei fazer uma placa aqui e usei a técnica da caneta de retroprojetor...mas na hora q joguei no percloreto acabou corroendo as bordas das trilhas prejudicando e inutilizando a placa.....não achei essa técnica muito eficiente. Queria saber qto à técnica do transfer (mas utilizando a folha de revista, transfer muito caro) seria mais difícil acontecer esse problema? e o q deveria ser feito? apenas imprimir no papel, passar pra placa com o ferro de passar e jogar no percloreto?? q parada é essa de contorna?!? contorna com o q?!
saum muita perguntas pq sou bem iniciante, mas agradeceria c alguém pudesse mi ajudar!
valeu |
cara.... eu acho que voce simplesmente deve ter esquecido de passar a palha de aço, aquela coisa q a gente usa pra lavar fundo preto de panela... mas enfim, se você n passar ele vai corroer tudo, e a marca feita com a caneta vai sair todinha.. =)
No caso do Percloreto de ferro, o prefixo PER realmente nao é utilizado da maneira correta (pelo menos eu acho) porque o nome "oficial" do sal é Cloreto Férrico ou Cloreto de Ferro III (FeCl3). Mas coloquiamente/comercialmente ele também é chamado de percloreto de ferro e de tricloreto de ferro.
Mais informações em: http://www.amonex.com.br/cloreto_ferrico.html
Shalom! |
só uma dúvida... ja que você ta estão ligado nessas coisa, será que n da pra ser chamado de Fe(ClO4)2O2, não? eu sei que o "2" depois do "(ClO4)" era pra ser embaixo, mas eu não sei colocar embaixo em fórums, apenas no word ou indd...
Estou usando um preguinho bem fino e uma furadeira, será que existe uma maneira mais simples de fazer a furação para a fixação dos componentes ? |
cara... use um perfurador de placas de circuito impresso...
vai em uma loja de eletrônicos (geralmente onde vende as placas de C.I.) e pede la pro cara... ow, voce pode me arranjar aquela coisa que perfura as placas de circuito impresso?
o nome que você deve usar é perfurador, mas se n lembrar; pelomenos lembra pelomenos da parte "que fura circuito impresso" beleza?
|
Editado por Soijomb:
|
|
| Link corrigido. |
|
|
|
   |
 |
Zébonitinho
Usuário

11/05/2008
31 anos
4 mensagens
São paulo - SP
|
Fazer pci impresso por transferencia termica com ferro de passar roupa, aparentemente parace um processo muito simples e facil, na realidade é simples mesmo, só que o resultado final na maioria das vezes é pessimo, ficando um trabalho porco e stressante, tem muito mito nisso e comentarios que não condiz com a verdade, se você passar esponja de bombril na placa e deixar ela lisa,ela não vai aceitar a transferencia do toner, pois não havera meio do toner aderir a placa, então qual o jeito certo... limpe a placa com detergente de cozinha, usando apenas uma esponja de espuma sem arranhar a placa, mergulhe ela na solução de percloreto por alguns segundos, para ficar um marron acastanhado, passando a ponta dos dedos você vai sentir que ela esta meia rugosa em toda sua extenção e uniforme, lave apenas em agua corrente, deixe secar e faça a tranferencia com ferro de passar roupa, eu quero ver agora não tranferir,faço placa pci até com papel sulfite, logicamente com tranfer fica profissinal, praticamente 100% do toner é tranferido para a placa. |
|
|
       |
 |
ijaera
Usuário

25/01/2008
14 anos
194 mensagens
Guará 2 - DF
|
Só pra ajudar aew pra quem estiver perdido em relação a solução usada na hora de corroer, o nome dela é Cloreto Férrico e ela é definida pela fórmula FeCl³ (o tres era pra estar em baixo). |
|
|
    |
 |
ramon vitor
Usuário

20/07/2008
18 anos
72 mensagens
arapiraca - AL
|
Galera ajuda aew comprei um aplaca de circuito q e toda furadinha com faço para dae como faço para fazr o desenho? |
_________________ FULL TOWER Dêem uma olhada no meu projeto.
Casemod e o orgulho de dizer "FUI EU que FIZ" !!! |
|
   |
 |
Aerohix
Usuário

13/02/2006
19 anos
103 mensagens
Criciuma - SC
|
| ferdead escreveu: |
posso fazer uma pergunta besta ?
Como que fura a placa de circuito impresso ?
Estou usando um preguinho bem fino e uma furadeira, será que existe uma maneira mais simples de fazer a furação para a fixação dos componentes ? |
Usa isso aqui, custa 10~15 reais, nao usa o preguinho nao que é capaz de você rachar a plaquinha =\ |
|
|
  |
 |
elias.alberto
Usuário

30/07/2003
23 anos
809 mensagens
Belo Horizonte - MG
|
ramon vitor, se eu entendi bem você comprou uma placa que vem com vários quadradinhos, e em cada quadradinho tem um furo. Nesse caso você não tem que corroer nada, basta juntar os quadradinhos usando ferro de solda e estanho, de maneira a formar as trilhas.
ferdead, Além do furador que parece um grampeador, há a opção de usar uma broca fina em sua microretífica ou furadeira. Nunca ouvi falar em ninguém que usa um prego como broca, como estão sendo os seus resultados?
kcio, acho que a solução é pouco corrosiva. E, como a maioria das tubulações estão sendo feitas em pvc, acho que você não precisa se preocupar com isso. De qualquer forma, você pode jogar na privada, daí quando der descarga vai descer muita água junto e diluir bastante a solução. |
_________________ No grana, no mod. São as regras.
CasemodTour BH, EU FUI!
1º BH FDS MOD, eu fui!! Veja as fotos!
2º BH FDS MOD?
http://www.casemodbr.com/forum/viewtopic.php?t=37111 |
|
     |
 |
|
|
|