CasemodBR - Índice do Fórum
FAQ    Pesquisar    Membros   Grupos    Registrar    Perfil
Entrar e ver Mensagens Particulares
 Regras
 Recursos
Ainda não é membro? Então faça seu registro!
Já é registrado? Então faça seu login!
 Saiba mais: PFC ATIVO E PASSIVO Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Novo TópicoResponder Mensagem
Autor Mensagem
Flat Head
Administrador
Administrador


Registrado em 17/11/2002
Idade 39 anos
Mensagens 3832 mensagens
Localização Porto Alegre - RS


MensagemEnviada: 10/07/2003 20:31 Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Power Factor Correction-PFC ou Fator de Correção de Potência(FCP)

O Fator de Correção de Potência, que a partir de agora chamaremos de PFC, permite que a distribuição da potência seja feita com a máxima eficiência. Existem dois tipos de PFC, o Ativo e o Passivo. Todas as fontes de alimentação possuem um dos dois sistemas.

PFC Ativo
O sistema preferido é o Ativo, pois gera uma tensão mais eficiente. Pelo fato de usar um circuito que corrige o fator de potência, o PFC Ativo é capaz de gerar um fator de potência teórico de 95%. O PFC Ativo também reduz interferências, corrige automaticamente a voltagem da entrada de corrente AC, possuindo seleção automática de voltagem. Já que o PFC Ativo é um método mais complexo de correção, os custos de fabricação de fontes com PFC ativo são maiores.

PFC Passivo
O tipo mais comum de PFC, infelizmente, é o Passivo. Ele usa um capacitor que filtra a entrada de AC para corrigir fatores de potência mais fracos. Pode ser afetado por alterações na rede elétrica e no sistema de distribuição. Exige a seleção manual da voltagem (chave seletora 110/220). Além disso, não usa todo o potencial de energia da linha de AC.

Não-PFC
Este tipo de fonte não é mais recomendado. Atualmente, na Europa, as fontes de alimentação são obrigadas a virem com pelo menos um dos dois sistemas - ativo ou passivo.

_________________
Agua, simbolo da Vida - Preserve este milagre!

--------------
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original" -Albert Einstein
"O c* também." -Clodovil Hernandes
Ver o perfil de UsuáriosEnviar Mensagem ParticularVisitar a homepage do UsuárioMSN MessengerNúmero de ICQ
Mi7chael
Usuário
Usuário


Registrado em 11/07/2003
Idade 25 anos
Mensagens 1098 mensagens
Localização Itamaraju - BA


MensagemEnviada: 19/08/2003 08:20 Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Se eu entendi direito, em uma fonte com PFC+ (ativo) a potência é melhor gerenciada chegando a 95% do que pode, certo??

As Troni 450SX e 400S possuem PFC ativo ou passivo ??

Obrigado !

_________________
Core 2 Duo e8400 3.0Ghz, 2gb ddr2 667 dual channel corsair, hd 1 tera samsung sata2, video XFX 9800GTX+ plus, fonte sollytech 600W, gabinete leadership blue light.
---
visitem: http://www.casemodbr.com/forum/viewtopic.php?t=22297
http://www.aconxegu.com.br
Ver o perfil de UsuáriosEnviar Mensagem ParticularEnviar EmailMSN Messenger
snub
Usuário
Usuário


Registrado em 24/06/2003
Idade 23 anos
Mensagens 389 mensagens
Localização Ribeirão Preto - SP


MensagemEnviada: 21/10/2003 18:51 Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

foi mal pela ignorancia flat, mas como eu descubro o PFC da minha fonte?

_________________
.:r0ck3r'z.lifestyle:.
Hi! I'm a signature virus. Copy me into your signature to help me spread

Mac user.
Ver o perfil de UsuáriosEnviar Mensagem ParticularMSN MessengerNúmero de ICQ
Tommy Vercetti
Usuário
Usuário


Registrado em 12/08/2003
Idade 21 anos
Mensagens 1016 mensagens
Localização Asa Norte - Brasília - DF


MensagemEnviada: 19/01/2004 21:24 Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

snub escreveu:
foi mal pela ignorancia flat, mas como eu descubro o PFC da minha fonte?

nao manjo nada de eletronica, mas acho que pode ser feito assim: se tem seletor pra voltagem de entrada é passivo e se é autovolt é ativo. me corrijam se eu estiver errado.

_________________
A64 3200+ 939 90nm
1GB Corsair Dual
R9600 XT 500/600
120GB MAXTOR
200GB WD SATA
LCD 17" AOC
Gentoo Linux 2005.1 amd64
Ciência da Computação na UnB
:forte: Auxiliar Geral do Linux Masters League :yeah:
Ver o perfil de UsuáriosEnviar Mensagem ParticularMSN Messenger
Lion Heart
Usuário
Usuário


Registrado em 27/01/2003
Idade 24 anos
Mensagens 1296 mensagens
Localização Curitiba - PR


MensagemEnviada: 23/01/2004 06:28 Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Oi pessoal isso aqui rolou lá na hardmob um tempo atras e eu achei q seria de muito ajuda ao pessoal sobre o assunto aqui vai.

Malogro escreveu:
PS: Eu me esqueci de mencionar, mas PFC não muda NADA na estabilidade nem nas voltagens fornecidas para o PC. O que muda muda em relação ao consumo, como discutido a seguir. Quanto ao aquecimento, fontes com PFC esquentam menos SIM. Mas é pouca coisa a menos. Valeu

Vamos lá:

[b]Afinal, que &$@&$&&@$ é exatamente Power Factor Correction? (Correção de fator de potência)


Seria preciso uns 3 anos de estudo até que realmente se entendesse isso de forma correta - então vamos resumir todo esse conhecimento em poucas linhas e me fazer sentir revoltado por ter feito três anos à toa - basta dizer que a correção do fator de potência DESPERDIÇA menos energia. Como? Bom, todos os equipamentos tem o que chamamos FATOR DE POTÊNCIA. Um fator de potência ideal seria 1 (100% da potência é utilizada). Um exemplo seria um CHUVEIRO, por exemplo (que na teoria não é 1 mas chega beeeem perto). Não vou entrar em detalhes, mas basta saber que 90% dos equipamentos produzidos e utilziados no Brasil tem fator de potência igual ou menor a 50% (Chamamos de fator de potência natural, 0.5). Faça as contas: Muita energia é jogada fora a cada dia, hora, minuto, segundo. Enquanto eu digitava isso mais de 10MW já foram embora no Brasil.

Foram mesmo?

Não realmente. Não quero entrar em detalhes técnicos, basta saber que dá um prejuízo do caramba pras companhias de energia elétrica a correção do fator de potência.

Rá! Mas não chega no meu bolso! Certo?

Certo e errado. Pagar você paga, seja direta ou indiretamente. A CPFL (bem como outras) cobram isso na conta de luz/taxas/etc. Tenha isso em mente. E o prejuízo não para por aí

Como assim?

A economia é um troço chato, complicado e idiota, mas que infelizmente funciona. Acontece que nós, consumidores residenciais como eu e você (Classe B2 segundo a CPFL acho. ACHO, não tenho certeza. Se alguém quiser ter certeza eu consulto...) não pagamos nada diretamente pela conta reativa que gastamos. Só pela que realmente usamos, os WATTS (W) que usamos. ACONTECE, que consumidores industriais e ALGUNS consumidores comerciais PAGAM pela conta reativa que usam - pois a CPFL tem um sistema de medição e cobrança diferente pra eles, e eles PAGAM pelo que usam. Só que como o maquinário aqui do Brasil é uma josta (e é mais barato), eles preferem pagar mais barato e depois pagar mais na conta de luz. Meu amigo, a conte de luz de indústrias pode atingir milhões. E quem é que paga o pato? Adivinhou! Você, quando compra o produto. É um círculo vicioso.

Falou, falou e não falou nada. Que diabos PFC tem a ver com isso?

O ponto até agora foi explicar como o FP influencia nossas finanças. Mas o que uma FONTE tem a ver com isso? Vamos fazer uma continha rápida: Num pc que gaste 300W e tenha FP = 0,7, temos 300/0,7 = 428VA

Isso é bem mais. Agora multiplique por mil computadores numa indústria. Só a perda já dá uma boa grana a se pensar! Em um ano ou pouco mais, a compra de fontes com PFC cobriria o custo q você economizaria comprando uma xing-ling. Dá o que pensar!

TÁ, JÁ ENTENDI! AGORA O RESIDENCIAL, POR GENTILEZA!

Calma, tô chegando! Tá, agora vamos supor que você não possa de maneira nenhuma influenciar na compra de pc's pra indústria, de compra de equipamentos, e etc...então que serventia tem pra você uma fonte com PFC? Aí depende...

Lá vamos nós mudar de assunto de novo

Fórum também é cultura! Xô continuar: Se seu PC com fonte xing-ling funciona normal na sua casa, a serventia de uma fonte com PFC é: NENHUMA

Então fodam-se as fontes com PFC

Uou, calma aí! Ainda não terminei. É bom lembrar que alguns consumidores tem vários PC's em casa. E num quarto, não se tem apenas uma tomada pro computador ocupada. Normalmente temos TV's, aparelhos de som, etc. Isso tudo normalmente constitui um CIRCUITO de enercia elétrica (tudo ligado num disjuntor, se preferir). Se houverem vários PC's na casa e ela estiver sendo planejada por um engenheiro elétrico (acredite, nem 5% das casas hoje tem assinatura de um eng. elétrico. CASAS, apartamentos têm pq é obrigatório parece. Em casa também é mas ng ficaliza, aí já viu né...) o engenheiro elétrico considera o ponto do PC como 1200VA. O custo disso pra você? Cabos, tubulações e outras que custam mais caras que as equivalentes de potência menor, que poderiam ser usados. O custo pode até completar o custo de uma fonte com PFC e até mesmo pegar a fonte PFC de graça pra você (!).

Ah, então CONSTRUINDO uma casa ou reformando o sistema elétrico é uma coisa a se pensar?

Pra sua própria SEGURANÇA, sim

Como assim?

Por mais que você não pague por esta potência reativa, ela PASSA pelo seu fio. Mais energia por uma resistência (fio), mais calor ela dissipa. E calor significa risco de incêndio;

Quer dizer q por usar uma fonte non-pfc eu corro risco de incendiar minha casa?

Ahn, não, eu exagerei muito. É quase impossível, pra não dizer impossível. Mas já vi casos de gente com disjuntor caindo. E se o disjuntor cai, significa que o fio não estava aguentando. Se o pedreiro/eletricista/dono da casa for imbecil o suficiente pra trocar só o disjuntor por um de maior ampèragem, tá feita a cagada...e o seguro não cobre, pois é alteração indevida (sem um eng; elétrico ou téc. elétrico com CREA para autorizar)

Ou seja: Se tá bom com a cing-ling, pode colocar uma non´-pfc q não dá grilo..

Só se lembre que uma non-pfc TRUE POWER consome mais do que uma xing-ling.

AHHHHH FDP, Seja OBJETIVO, POR FAVOR!

Difícil. Leia tudo e considere todos os casos acima e veja onde voc~e se encaixa Very Happy


Ufa \Very Happy/


Malogro escreveu:

Continuando a aula de hoje crianças, antes que isso também entre em discussão

[b]Ok, eu já me decidi para pôr 1000 computadores com PFC na minha empresa, achei que o gasto inicial compensa para economizar depois. Mas eu notei que existe o ATIVO e o PASSIVO. Qual a diferença?


Suficiente dizer que o passivo não é PFC de verdade. Ou devo dizer, não é um PFC que realmente adianta. A correção de PFC acontece da seguinte maneira: Quando há muitos capacitores se adicionam indutores, e vice-versa. Na base, é isso

E a diferença entre ATIVO E PASSIVo então seria...?

No caso do passivo, não existe INTERAÇÃO. Os engenheiros/técnicos/etc "chutam" quanto a fonte vai consumir em média (Ex: 75% dos consumidores consomem 200W), e colocam a correção de fator baseada nesse valor. Técnicamente, se você acertar na mosca o quanto a fonte foi programada pra ter FP perto de 1, você tem uma fonte com alto FP, e equivalente a uma PFC Ativo

Então é só descobrir a configuração básica e pronto!

Hã, não. Primeiro que descobrir EXATAMENTE quantos watts cada config gasta já vai ser um saco. E mesmo que você descubra, é sempre interessante lembrar que o computador gasta níveis diferentes de energia gravando cd, sobre carga, sem muita carga, em idle, etc. Ou seja, é impossível ter uma fonte com PFC passivo e 100% do tempo ter FP alto.

Mas adianta alguma coisa

Sim. No entanto, as com PFC ATIVO detectam a potência reativa e se "reprogramam" pra poder ficar 100% do tempo com FP alto.

Então seria melhor comprar com ativo ou passivo?

Em termos de economia a futuro, ativo com certeza. No entanto, é sempre preciso ver em quanto tempo este investimento dará retorno. Coisas de economista.


Foi tão interessante q ele colocou no site q tem participação.

http://www.hardbr.org/modules.php?name=Sections&op;=viewarticle&artid;=7

O link original da hardmob de onde foi extraido esta aqui.

http://forum.hardmob.com.br/showthread.php?s=ec0dd1f5b8c392e9d0447e47002f036f&threadid;=269303

O texto é grande mas é muito interessante a sua leitura ainda mais pra quem vai comprar uma fonte nova e boa.
Se num quizer ler também... é menos conhecimento pra ti.... preguiça é inimiga da perfeição!.

Lion.

_________________
Num lembro qual era minha assinatura \= lembro q tinha o link do meu case XD
http://www.casemodbr.com/forum/viewtopic.php?t=9731
Ver o perfil de UsuáriosEnviar Mensagem ParticularEnviar EmailVisitar a homepage do UsuárioMSN MessengerNúmero de ICQ
Tommy Vercetti
Usuário
Usuário


Registrado em 12/08/2003
Idade 21 anos
Mensagens 1016 mensagens
Localização Asa Norte - Brasília - DF


MensagemEnviada: 23/01/2004 09:08 Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

hahaha muito muito legal isso Lion, gostei. valeu

_________________
A64 3200+ 939 90nm
1GB Corsair Dual
R9600 XT 500/600
120GB MAXTOR
200GB WD SATA
LCD 17" AOC
Gentoo Linux 2005.1 amd64
Ciência da Computação na UnB
:forte: Auxiliar Geral do Linux Masters League :yeah:
Ver o perfil de UsuáriosEnviar Mensagem ParticularMSN Messenger
Lost Cluster
Usuário
Usuário


Registrado em 15/02/2004
Idade 30 anos
Mensagens 78 mensagens
Localização Brasília - DF


MensagemEnviada: 15/02/2004 11:15 Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O que o Lion trouxe do HardMob está certíssimo, mas temo que o Malogro abordou a coisa de modo muito geral e acabou não ficando tão claro.

(Se você quer ir direto aos "finalmentes", leia apenas os últimos parágrafos, em negrito)


Existem dois conceitos distintos: O primeiro, o Fator de Potência (FP) é a eficiência com que a carga usa a energia. Só existe em corrente alternada (AC), que é a energia da tomada em sua casa. Quando esse Fator de Potência está baixo, ou seja, quando a carga está jogando um monte de energia no lixo, ele deve ser corrigido. Aí sim entra o segundo conceito e nome do tópico, a tal Correção do Fator de Potência.

Um exemplo clássico é das lâmpadas fluorescentes. Geralmente o reator tem um fator de potência que varia entre 0,65 e 0,95, ou seja, desperdiça (em forma de potência reativa) entre 5 e 35% da energia. Já uma lâmpada incandescente tem fator de potência igual a 1, não havendo desperdício em forma de potência reativa. Mas ainda persistem as outras formas de desperdício, como a dissipação de calor (que torna, no final das contas, a lâmpada fluorescente mais eficiente que a incandescente, apesar da perda reativa).


Daí surgem mais dois conceitos muito usados também em informática: O VA e o Watt. Watt é a potência útil, descontada a perda reativa. Já o VA conta tudo, potência utilizada e despediçada. Por isso estabilizadores e No Breaks usam VA como medida: por que não interessa o que vai ser feito com a energia fornecida por eles, eles vão ter que aguentar (aí entra o exemplo dado no tópico do Hardmob, de queimar a instalação da sua casa e tal). você pode estar "puxando" 500VA e aproveitando 300W (para o estabilizador, interessa os 500VA e não os 300W). Watt = VA * Fator de potencia.

você pode dizer "E aí, o que minha fonte tem a ver com essa coisa toda?"

Uma fonte com um Fator de Potência maior é mais eficiente (quanto mais perto de 1 melhor), e você pode até economizar alguma energia. Não é viável nem necessário tentar ajustar isso em casa. Quem cuida de ajustar o fator de potência dos usuários residencias é a distribuidora de energia, e para isso ela já tem enormes bancos de capacitores e indutores nas estações de abaixamento de tensão.

O negócio é que em países desenvolvidos, já abarrotados e com fontes de energia esgotadas, o uso racional da energia é crucial: mesmo o mais reles micrinho tem que ser econômico. E dá-lhe fonte com ajuste inteligente pelo triplo do preço.


Resumindo: Não faz a menor diferença para o nosso micro qual o fator de potência da fonte. Ela fornece os mesmos 300, 400, 450W que indica no rótulo. Agora, para o seu estabilizador/nobreak isso importa, pois você pode sobrecarregá-lo sem querer, somando os Watts como se fossem VA.

Lembrem-se: Watt = VA * Fator de Potência.

Watt só vai ser igual a VA em cargas puramente resistivas, tipo um ferro de passar ou um chuveiro. No resto, você SEMPRE vai "puxar" mais VA na fonte do que os Watts indicados na etiqueta.


Geralmente o Fator de Potência é indicado por FP, ou uma letra grega (teta) ou em graus (a bolinha). Todo reator de lâmpada fluorescente tem, mas nunca ví indicação em fonte de computador.
Ver o perfil de UsuáriosEnviar Mensagem Particular
mixim
Usuário
Usuário


Registrado em 05/02/2004
Idade 21 anos
Mensagens 537 mensagens
Localização Sao Paulo - SP


MensagemEnviada: 03/04/2004 00:42 Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tudo bem...mais como eu faço pra saber se o PFC da minha fonte é Ativo ou Passivo???

_________________
MIxiM_UV_SoLiD
ProJeTo ATARI - Em Andamento
Ver o perfil de UsuáriosEnviar Mensagem ParticularVisitar a homepage do UsuárioMSN MessengerNúmero de ICQ
Visitante



Registrado em N/D
Idade N/D
Mensagens N/D
Localização N/D


MensagemEnviada: 03/04/2004 02:32 Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Po cara q a marca dela e o site do fabriante devedizer.
F-a-n-L
Usuário
Usuário


Registrado em 13/05/2004
Idade 23 anos
Mensagens 117 mensagens
Localização Porto Alegre - RS


MensagemEnviada: 13/05/2004 20:25 Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Em grosso modo se tem chave seletora de 110/220 é passivo, caso contrário é ativo..

Pq quando tem essa chave, o sistema de manutenção de onda é dado por diodos e capacitores.. eu fiz um fonte dessas

Já no ATIVO, é uma coisa BEM complicadinha...

_________________
F-a-n-l - Felipe de Andrade Neves Lavratti
- Engineering my life -
Ver o perfil de UsuáriosEnviar Mensagem ParticularVisitar a homepage do UsuárioNúmero de ICQ
MiStErI0Us
Usuário
Usuário


Registrado em 21/02/2003
Idade 26 anos
Mensagens 690 mensagens
Localização Teresina - PI


MensagemEnviada: 12/12/2004 14:18 Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

eu li em outro forum, um cara q tava alterando sua fonte normal, trocando componentes, só li por alto, mas vi q ele tinha colocado PFC na fonte, vou procurar e qualquer coisa posto aqui
Ver o perfil de UsuáriosEnviar Mensagem ParticularMSN MessengerNúmero de ICQ
GustavoFrezza
Usuário
Usuário


Registrado em 04/11/2003
Idade 25 anos
Mensagens 217 mensagens
Localização Lençóis Paulista - SP


MensagemEnviada: 02/01/2005 13:36 Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

mixim escreveu:
Tudo bem...mais como eu faço pra saber se o PFC da minha fonte é Ativo ou Passivo???


F-a-n-L escreveu:
Em grosso modo se tem chave seletora de 110/220 é passivo, caso contrário é ativo..


A modo bem grosso né! Very Happy

Você esqueceu uma coisa: Se não tiver a chave seletora de 110/220, pode ser pfc passivo ou simplesmente sem pfc! Wink

_________________
Meu computador
Meu carro
Ver o perfil de UsuáriosEnviar Mensagem ParticularVisitar a homepage do UsuárioMSN MessengerNúmero de ICQ
elias.alberto
Usuário
Usuário


Registrado em 30/07/2003
Idade 23 anos
Mensagens 809 mensagens
Localização Belo Horizonte - MG


MensagemEnviada: 19/12/2005 06:42 Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Uma dúvida: tenho uma antec 430w truepower, comprada no final de 2003. Creio que ela foi importada da europa. Procurei na caixa e na fonte qualquer indicação de onde tenha sido fabricada, mas não achei. E também não achei nenhuma indicação de que ela tenha pfc, apenas vagas referências a pfc escritas na caixa, do tipo "sua fonte pode ou nao ter pfc".
Infelizmente pra mim, a fonte é bivolt com seletor de voltagem. Fica a pergunta: existe fonte com pfc sem seletor automático de voltagem? (acho absurdo uma fonte que custou mais de 500 reais nao ter pfc)


Misterious, talvez você estivesse se referindo a esse tópico:
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=85952
Li menos de 10pág dele, mas parece que o maluco realmente botou pfc na fonte dele. Tem uma hora que ele até passa o link de um CI que faz o "trabalho sujo" do pfc. Será que é fácil assim, bota um chipzim e tá feito?



Àqueles interessados em descobrir se sua fonte tem pfc, manual escrito por mim:
Arrow Como descobrir se sua fonte tem pfc
Material: Uma extensão que possa ser destruída, fita isolante e um multímetro que meça correntes de até 10 ampéres (com multimetro vagabundo de 6A teoricamente já dá pra medir até 700VA, mas amperímetro "alicate" é recomendado)
Procedimento: escolha um dos fios da extensão (apenas um), corte-o e ligue cada ponta do multimetro em uma das pontas que sobraram quando você cortou o fio. Tenha certeza de que as pontas estão fazendo contato muito bem e enrole com fita isolante, pra evitar choques. Coloque o multímetro no modo de medir corrente que suporte a maior corrente, ligue uma ponta da extensão da tomada e a outra em uma lâmpada, por exemplo. Observe que a corrente indicada no multimetro corresponde com a potência da lâmpada e a voltagem da rede, de acordo com a fórmula P=U*I. (Já sacou né?) Agora ligue na extensão o seu pc, coloque ele com processamento em full e de modo a gastar o máximo de energia possível. Depois, use uma dessas calculadoras de potência online (como esse: http://www.jscustompcs.com/power_supply/ ) pra estimar o que ele está gastando. Se o cálculo P=U*I (usando a corrente do multímetro) der próximo ao indicado na calculadora online, fique feliz: sua fonte tem pfc ativo, ou você descobriu o ponto ótimo de trabalho dela (em que o pfc passivo é muito eficiente). Se não der um valor próximo, chore, xingue o fabricante e arranque os cabelos: sua fonte não tem pfc.
Bye

_________________
No grana, no mod. São as regras.

CasemodTour BH, EU FUI!
1º BH FDS MOD, eu fui!! Veja as fotos!
2º BH FDS MOD?
http://www.casemodbr.com/forum/viewtopic.php?t=37111
Ver o perfil de UsuáriosEnviar Mensagem ParticularEnviar EmailMSN MessengerNúmero de ICQ
Mostrar os tópicos anteriores:      
Novo TópicoResponder Mensagem


 Ir para:   



Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior

Enviar Mensagens: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
FI Subsilver Shadow Theme :: Modificado por CasemodBR
Todos os horários são GMT - 3 Hours :: Traduzido por: Suporte phpBB