Após vazar rumores na internet, a fabricante foi questionada e acabou liberando alguns dados do projeto. A empresa revelou que está projetando uma placa-mãe mini-ITX (e que será, provavelmente, direcionada para home theater PC) com o primeiro chip da AMD de baixo consumo Fusion, de codenome Ontario. Segundo a ASUS, o processador AMD imbutido tem o desempenho equivalente a de um Athlon II X2 250U, mas com um chip gráfico DirectX 11 e construído “tudo em um” usando apenas 18W TDP. Quando questionada sobre o desempenho da nova mobo da Asus, a equipe se recusou a fornecer quaisquer detalhes sobre o assunto.
Se Ontario dá uma CPU de baixo consumo que oferece desempenho decente e potência gráfica real, finalmente teremos uma alternativa ao Intel Atom e Nvidia Ion, no mercado mini-ITX. Isso deve fazer com que o mercado de PCs SFF fique excepcionalmente interessante, e abrindo uma nova oportunidade de HTPC´s, dependendo, é claro, do preço final para os consumidores. Perguntada sobre a possibilidade de modelos “Asus Eee PC” de HTPCs, e companhia explicou que ainda era cedo para dizer qualquer coisa mas que é um segmento em expansão e que a marca tende a avaliar todas as oportunidades.
Você está interessado em uma placa mini-ITX AMD Fusion? Quais são as características que você gostaria de ver nele? Deixe-nos saber a sua opinião e comente aqui.