O Fator de Correção de Potência, que a partir de agora chamaremos de PFC, permite que a distribuição da potência seja feita com a máxima eficiência. Existem dois tipos de PFC, o Ativo e o Passivo. Todas as fontes de alimentação possuem um dos dois sistemas.
- PFC Ativo - O sistema preferido é o Ativo, pois gera uma tensão mais eficiente. Pelo fato de usar um circuito que corrige o fator de potência, o PFC Ativo é capaz de gerar um fator de potência teórico de 95%. O PFC Ativo também reduz interferências, corrige automaticamente a voltagem da entrada de corrente AC, possuindo seleção automática de voltagem. Já que o PFC Ativo é um método mais complexo de correção, os custos de fabricação de fontes com PFC ativo são maiores.
- PFC Passivo- O tipo mais comum de PFC, infelizmente, é o Passivo. Ele usa um capacitor que filtra a entrada de AC para corrigir fatores de potência mais fracos. Pode ser afetado por alterações na rede elétrica e no sistema de distribuição. Exige a seleção manual da voltagem (chave seletora 110/220). Além disso, não usa todo o potencial de energia da linha de AC.
- Não-PFC - Este tipo de fonte não é mais recomendado. Atualmente, na Europa, as fontes de alimentação são obrigadas a virem com pelo menos um dos dois sistemas - ativo ou passivo.
Nota:
Para saber mais, visite o tópico abaixo no nosso fórum:
http://www.casemodbr.com/forum/viewtopic.php?t=4417