Seagate Barracuda 7200.11 (1.5TB)

Na décima edição da Campus Party Brasil, realizada de 25 a 31/01 em São Paulo, fui o feliz ganhador de um disco rígido de alta capacidade de armazenamento da Seagate, o modelo
Barracuda 7200.11 ST31500341AS com estonteantes 1.5 TB de capacidade.

Como foi a primeira vez que ganhei alguma coisa nas vezes que participei da CP, fiquei muito feliz, especialmente porque estava considerando a aquisição de um novo hd para meu computador pessoal e estava em dúvida se comprava um de 500GB ou um de 1TB.

Dúvida desfeita pelo sorteio que me brindou com 1.5TB de capacidade. Como dizemos aqui no Sul, um “potreiro” de espaço de armazenamento! Mas com a felicidade, vem a responsabilidade e logo fui contatado pelo amigo Alexandre Nuccini (Darth Invader) para produzir fotos e um review sobre o produto. Como estava de férias no litoral em fevereiro, só agora pude atender à solicitação do amigo. Vamos lá!

Descrição:
Trata-se de um disco rígido pesado, cerca de 650 gramas, quase o dobro de um equivalente de 160GB. No mais, não há diferença externa.
De acordo com as especificações da Seagate, disponíveis em http://www.seagate.com/docs/pdf/datasheet/disc/ds_barracuda_7200_11.pdf , as características principais são:

  • 1.5 TB de capacidade de armazenamento
  • Interface de comunicação SATA 3 GB/s c/ NCQ
  • Cache de 32 MB
  • Velocidade de transferência teórica máxima de 300 MB/s
  • Velocidade de transferência garantida de 120 MB/s
  • MTBF (tempor médio entre falhas) de 750.000 horas

Performance:
Decidi instalar este disco como unidade de armazenamento, pois já tenho meu sistema operacional (Windows 7 Ultimate release 7600) instalado num Samsung HD250HJ e como está rodando muito bem lá, não valia a pena uma reinstalação, mesmo para teste de desempenho. E creio ter acertado a mão, pois enquanto buscava subsídios para este review, encontrei uma análise detalhada do Tom’s Hardware que não recomenda o uso do meu “potreiro” como unidade de sistema, devido ao seu baixo desempenho nos acessos de I/O, que o torna pouco recomendável para aplicações. Por outro lado, graças a seu extremo desempenho em leitura e escrita, é ideal para armazenamento.


Assim, realizei um pequeno, mas revelador, teste de transferência de dados entre um hd externo Samsung HM320II USB e o Seagate ST31500341AS SATA, com diversos arquivos e pastas, totalizando cerca de 130GB. Devido às limitações de velocidade da interface USB 2.0, a taxa máxima observada foi de cerca de 32 MB/s, que fez com que o processo durasse cerca de 30 minutos, que, para mim, foi um excelente resultado.


Realizei também um teste no programa HD Tach 3.0.4.0 e o resultado você pode ver abaixo:


Disponibilidade e preço:
Depois de falar das características técnicas, resta saber quanto custa e onde encontrar o drive.
Como eu ganhei o meu, fiz uma pesquisa na internet e descobri que você pode encontrar este hd em lojas virtuais e no ML a preços que variam entre R$ 400,00 e R$ 550,00.

Conclusão:
Caso você tenha ficado interessado na avaliação bem mais aprofundada do Tom’s Hardware,
o artigo todo pode ser lido aqui (em inglês): Basicamente é feita uma comparação entre o Seagate e um Western Digital RE3, onde o hd da WD se sobressai como dispositivo de sistema (aplicativos) e o Seagate como drive de armazenamento.


A seguir fiz uma rápida e livre tradução de uma parte da Conclusão:
“Seagate is the first hard drive maker to deliver a hard drive with a capacity exceeding 1 TB. The Barracuda 7200.11 family now sports a 1.5 TB top model, and its test results are ambiguous. On the plus side, the drive delivers excellent throughput of almost 130 MB/s. This is more than Seagate states on the official datasheet and it is a new record for 3.5” 7,200 RPM drives in our test labs. These results are reflected in the PCMark05 file write benchmark. The 1.5 TB Mammoth is a Storage Drive However, the drive delivers average I/O performance and it showed a considerably higher power requirement than specified by Seagate. We’ll look into that, but at this point it is safe to say that Seagate’s new 1.5 TB drive is an excellent storage drive, but no more than that. The power consumption is higher than the requirements of other 1 TB drives, but in the context of a 80+ watts in a PC, it may be negligible for many users. Also, if you can reach your target capacity with fewer hard drives, you’ll require less power overall. As long as there is no competition, there is no
alternative to getting the Seagate drive…”
A Seagate é a primeira fabricante a lançar um disco com capacidade superior a 1 TB. A família Barracuda 7200.11 conta agora com uma estrela de 1.5 TB, e os resultados dos testes se
mostraram curiosos. Do lado positivo, o disco possui uma excelente taxa de transferência de quase 130 MB/s. Isso é mais do que a Seagate declara nas especificações do produtoe um novo recorde para discos de 3.5” e 7.200 RPM em nossos testes. Estes resultados se refletem no teste de escrita do PCMark05. O “Mamute” de 1.5 TB é um drive de armazenamento
Entretanto, o disco tem uma performance de I/O (entrada e saída) dentro da media e demonstrou um consumo de energia consideravelmente maior que aquele especificado pela Seagate. Temos que analisar mais a fundo, mas por ora é seguro dizer que o disco de 1,5 Tb da Seagate e um excelente drive de armazenamento, mas nada mais que isso. O consumo de energia é maior que o especificado para outros drives de 1 TB, que gera um aumento de consumo da ordem de 80 watts, o que pode ser menos importante para muitos usuários. Além disso, se você não tiver muita necessidade de espaço de armazenamento, você não precisará consumir tanta energia. Enquanto não houver concorrência, o drive da Seagate é a única opção…

View Comments

  1. Peter-evil /

    mais o 7200.11 não seria aquele famoso HD da seagate que tem problema no Firmware?
    nunca deu problema ai?
    até+

Comentar

WordPress Blog
blog comments powered by Disqus