Realidade aumentada

Hoje vemos várias empresas usando a realidade aumentada para atrair cada vez mais os seus clientes, mas muitas pessoas ainda não sabem do que se trata essa tecnologia que se baseia no mundo real e virtual para criar uma nova realidade que pode interagir com o usuário. Essa nova realidade ainda não é muito explorada, pois temos varias aplicações, mas nem todas são usadas, ainda estamos no básico bichinho virtual de salgadinhos, propagandas de bancos, entre outros; mais temos que ver que esse é somente o começo do que se tornara uma das tecnologias mais usadas no futuro; imagine você comprando um sofá pela internet e tendo a possibilidade de ver como a sua sala ficara com ele, e isso através de um celular como o iphone e outros.

Mas podemos ir além, iremos utilizar a realidade aumentada em tudo daqui em diante, pare para pensar como seria mais fácil sua vida se você abrisse a geladeira e visse na própria caixa de leite a quantidade que ainda resta e se ainda está na data de validade, ou ainda se você está procurando um lugar que você não consegue achar e ai você tem que recorrer ao GPS, ele pode te informar a direção certa e em conjunto com a realidade aumentada te mostrar tudo o que esta ao redor, seria como estar dentro de um vídeo game.

Um grande aliado dessa tecnologia será as novas TVs e aparelhos com imagens em terceira dimensão (3D), fazendo que a realidade aumentada seja usada cada vez mais e que a mesma possa “sair” da tela do smartphone ou do computador.

Um bom exemplo dessa nova tecnologia é o programa layar que foi feito para trabalhar em conjunto com o GPS e aumentar a sua “visão da realidade”

Imagem de Amostra do You Tube

Definição:

“Realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico. Entretanto, esta conceituação é muito geral e só fica clara com sua inserção em um contexto mais amplo: o da Realidade Misturada.

A Realidade Misturada, misturando o real com o virtual, abrange duas possibilidades: a Realidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo real, e a Virtualidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo virtual.  Pode-se dizer, então, que a Realidade Aumentada é uma particularização da Realidade Misturada.

A Realidade Aumentada proporciona ao usuário uma interação segura, sem necessidade de treinamento, uma vez que ele pode trazer para o seu ambiente real objetos virtuais, incrementando e aumentando a visão que ele tem do mundo real.  Isto é obtido, através de técnicas de visão computacional e de computação gráfica/realidade virtual, resultando na sobreposição de objetos virtuais com o mundo real.

Além de permitir que objetos virtuais possam ser introduzidos em ambientes reais, a Realidade Aumentada proporciona também, ao usuário, o manuseio desses objetos com as próprias mãos, possibilitando uma interação atrativa e motivadora com o ambiente.

No entanto, para que os objetos virtuais façam parte do ambiente real e sejam manuseados, deve-se utilizar um software com capacidade de visão do ambiente real e de posicionamento dos objetos virtuais, além de acionar dispositivos tecnológicos apropriados para Realidade Aumentada.

Apesar de grande parte dos dispositivos utilizados em um ambiente de Realidade Virtual poderem ser utilizados em ambientes de Realidade Aumentada, existem casos onde é necessário que haja algumas adaptações. Por conseguinte, as principais diferenças encontradas entre esses dispositivos tecnológicos estão situadas nos displays e rastreadores.”

Fonte: www.realidadeaumentada.com.br

blog comments powered by Disqus