Brasil tem o computador mais rápido do hemisfério sul

O Brasil passou a ter o supercomputador mais rápido do hemisfério sul e, pela primeira vez na história, atingiu a 29ª colocação da lista das máquinas mais poderosas em atividade em todo mundo. De acordo com o TOP500, órgão que avalia os supercomputadores, o Tupã, instalado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de Cachoeira Paulista (a 202 km de São Paulo) desde outubro, é o terceiro mais poderoso entre os equipamentos dedicados à previsão de tempo e de clima sazonal.

A máquina, um XT6 da Cray, é capaz de executar 258 TFlops, equivalente a 258 trilhões de cálculos de ponto-flutuante por segundo. A velocidade dos computadores é medida em Flops – sigla em inglês para operações de ponto-flutuante por segundo –, cálculos que envolvem números muito pequenos ou muito grandes.

Um bom computador caseiro, com o processador Intel Core i7 980 XE, por exemplo, opera em pouco mais de 100 GFlops – 100.000.000.000 dessas operações a cada segundo. O equipamento comprado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Fapesp por US$ 23 milhões é, potanto, 2.580 vezes mais veloz que as máquinas domésticas.

Em entrevista ao G1 em março deste ano, o diretor do Inpe Gilberto Câmara explicou que a aquisição faz parte da das estratégias do instituto para lidar com eventos climáticos cada vez mais extremos, como as tempestades que causaram enchentes e deslizamentos no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, em 2008.

Com capacidade de processamento de dados muito maior, é possível prever o tempo em uma escala muito pequena, portanto mais precisa. Com a compra de um dos computadores mais rápidos do mundo para essa tarefa, o instituto conseguirá saber, por exemplo, a diferença entre a chuva que poderá cair na Zona Leste e no Centro da cidade de São Paulo. O supercomputador do Inpe vai entrar em plena operação em 2011.

Desde o final de outubro, a China assumiu a liderança na lista das supermáquinas, com o Tianhe-1-A, que opera a 4,7 PetaFlops, ou cerca de 20 vezes a velocidade da máquina instalada no Brasil.

Fonte: Gamvicio.com e G1.com

  • Iago

    o brasil esta de parabens com esse (PC de MESA PERTO DO China)!

  • MarceloG7_BR

    Um computador de mesa terá 100 GigaFlops só quando o cara instalar um Core i7 980X com uma 8600GT. Se usada para GPGPU (GPU para propósito geral), uma GTX580 pode atingir até 1,5 TeraFlops. Agora uma HD5870, em teoria, pode atingir 2,7 TeraFlops. Imagine se o cara que tem um Core i7 980X resolve colocar 4 GTX580 ou 4 HD5870.

    A ideia do futuro é usar as GPUs para funções de CPUs e é por isso que não dá para dizer que um bom computador irá conseguir concluir 100 bilhões de calculos por segundo. O Folding@Home está aí para mostrar isso.

blog comments powered by Disqus