MSI Big Bang XPower

Vamos mostrar agora o último lançamento da MSI, marca conhecida no Brasil pelo incrível desempenho de suas placas de vídeo, cujas modificações em relação às placas de referência, usualmente as torna preferência entre gamers e entusiastas.

A MSI já vinha há algum tempo disputando com a Gigabyte, Asus e EVGA, o título de melhor motherboard “high end” do mundo, e aguardávamos ansiosamente este lançamento, uma vez que a sua antecessora (MSI Eclipse), mesmo sendo ainda uma excelente motherboard já se via defasada diante das concorrentes.

Trata-se da MSI Big Bang XPower, para processadores socket 1366 (diga-se de passagem, a plataforma “desktop  mais poderosa que existe hoje).

Pela quantidade de recursos e qualidade de seus componentes, tudo levava a crer que seria uma placa caríssima, mas ficamos surpresos ao saber que o preço dela nos Estados Unidos da América (local usualmente tomado como base de referência para os preços de hardware), não chega sequer a U$ 300.

Dentre as “Top Motherboards”, é certamente a de menor custo, mas nem por isso deixa a dever às concorrentes, conforme demonstraremos à seguir.

A placa:

Numa linda embalagem dourada e com muitos acessórios, a qualidade começa a ser demonstrada já na sua caixa:

00








Considerações:

Fabricada com componentes de alta qualidade, a MSI resolveu utilizar componentes de classe militar, e desta forma garantir os requisitos de temperatura e durabilidade do Departamento de Defesa dos USA (Norma MIL-PRF-39003L), isso significa que há menos calor e mais estabilidade, que são fatores conhecidamente prejudiciais ao funcionamento do hardware, e ainda mais se o usuário tiver em mente a utilização do overclock em seu sistema.

A MSI Big Bang XPower suporta até seis placas de vídeo, para desempenho multi GPU suporte a SLI e Crossfire (3 x Way SLI para as placas da nVidia e CrossfireX para a plataforma ATI), ou mesmo para uma utilização de vários monitores.

Na Big Bang, podemos encontrar nativamente o suporte aos mais modernos processadores six cores 980X da Intel.

refrigerado a ar ou água), o consumo de potência não é tão exorbitante, porém para utilização extrema (diga-se por utilização extrema, sob condições de voltagens e freqüências agressivas), um processador I7 980X pode tirar cerca de 500 Watts, e por este motivo a placa vem devidamente preparada com 2 conectores de 8 pinos para alimentação do CPU.

Como se não bastasse, foi acrescentada também uma conexão extra de 6 pinos PCIe para um eventual Overclock em placas de vídeo.

Características:

  • Socket – 1366
  • CPU – Intel Core i7
  • Chipset – X58 + ICH10R
  • Memória – DDR3 800/1066/1333/1600/1800/2133 ( Tri Channel)
  • DIMM Slots – 6
  • Máxima capacidade de memória – 24GB
  • PCI-ex x 16 – 6 Slots
  • PCI-E Gen 2.0 - Gen2 (2×16, 2×8, 2×4)
  • PCI-Ex1 – 1 Slot
  • Sata III – 2
  • Sata II – 6
  • Raid – 0/1/5/10
  • Lan - 10/100/1000*2
  • TPM – 1
  • USB 3.0 – 2
  • USB 2.0 – 6
  • Áudio - 6+Coaxial SPDIF / Óptico SPDIF
  • 1394 – 1
  • eSata – 2
  • Formato – ATX
  • Suporte gráfico – 4 x Way SLI / CrossfireX

Acessórios:

Os acessórios costumeiros (cabos satã, discos de driver, manual, espelho) vêm acompanhados itens que realmente fazem a diferença.

Um painel para Overclocking (Dashboard) e plugs de conexão para USB no painel frontal. Também estão incluídos um par de pontes SLI e Crossfire, um V kit para monitoramento de voltagem (CPU, VTT, DDR, IOH e ICH), um par de suportes de slot de expansão (um USB 2.0 com um par de plugues USB e outro e-Sata com um cabo de alimentação de quatro pinos molex.

A MSI também resolveu acrescentar um switch para “liberar” o aumento de tensão (usualmente requerido para overclock mais severo), com 4 chaves (CPU, QPI, RAM e IOH).

Em vez de utilizar botões de Power e Reset, o serviço é feito por meio de um touch pad, e ao seu lado o OC Genie.

Ativando o OC Genie, o botão acenderá e isso fará com na próxima reiniciação de sua placa mãe, disponibilize um  overclock automático e estável para o seu sistema (um alento aos menos familiarizados com as opções da BIOS).

Já devidamente atualizada para o mais recente padrão USB 3.0, a Big Bang possui um  controlador USB3.0 NEC modelo D720200f1 e 2 portas Sata III de 6 GB/s (novo padrão de alta velocidade).

Também fazem parte da placa, uma  Dual LAN GBE com um par de chips REALTEK RTL8111DL para um excelente desempenho, uma controladora 1394 VIA VT6315 controlador. Os seis PCI-e x16 slots de expansão têm diferentes combinações que podem ser utilizadas.

A MSI Big Bang poderá utilizar até seis placas gráficas (single slot), duas vias, três vias ou Quad SLI / CrossfireX.

Também é nativo da motherboard um slot PCI-E x1 slot para ser usado com a placa de som Offboard (Wave Quantum) oferecendo desta forma uma excelente (mas não profissional) qualidade sonora ao sistema.

Deixei para o fim da avaliação, o que achei de melhor na placa em relação às suas concorrentes.

Não há um único capacitor nas imediações do soquete. Em vez dos capacitores sólidos encontrados nas melhores motherboards a MSi está introduzindo os Hi-c Cap (capacitor ES altamente condutores).

Os Capacitoress Hi-c têm uma durabilidade oito vezes maior que a de um Capacitor sólido, além de uma melhor estabilidade térmica, com núcleo de Tântalo (um material raro e altamente estável).

Além disso a placa vem “recheada” de “Chokes” SFC (Super Ferrite Chokes) com núcleo de ferrite, o qual é super permeável e permite trabalhar a baixíssima temperatura (em relação aos componentes normais),  com capacidade 30% superior e melhoria de até 20% na eficiência fornecida, o que para usuários “avançados” se traduz em maior estabilidade e poder de overclock.

Os Testes:

Equipamento utilizado:

  • Processador Intel Core i7 980X
  • Cooler Thermalright Ultra 120 Extreme Black + Fan Coolermaster 60 CFM
  • Placa mãe MSI Big Bang XPower
  • Placa de vídeo MSI NGTX480
  • Memórias Corsair Dominator GT 2200 Mhz C8ES (3 X 2GB)
  • Fonte Silverstone ST 1500W
  • SSD Intel X25-M 80GB G2

Os resultados (postados em situação original e com overclock):

Prime95 - Estresse total e um resultado impecável

Os testes gráficos (3DMarks)

3dmark03

3dmark 05

3dmark 06

Vantage

Os testes 2D (SuperPi e Pifast)

PIFAST

SUPER PI

Wprime em suas 2 versões - Benchmark multithread de processamento 2D

WPRIME 1024

WPRIME 32M

O reconhecido benchmark “Cinebench” e um resultado fantástico

Cinebench CPU

Conclusão:
  • Fizemos os testes em condições de utilização dia a dia, e os resultados postados demonstram a excelência da placa mãe.
  • Uma placa construída com componentes de altíssima qualidade com um projeto muito moderno e eficaz, um ótimo lay-out, bonita e com um custo excelente.
  • Estaremos enviando em alguns dias os resultados em testes extremos, mas posso lhes adiantar que os resultados são impressionantes.

View Comments

  1. Sem duvida uma exelente compra,tato pra Overclockers quanto para usuarios comuns.
    Abraço pra galera do CasemodBR !

  2. Tirando que é uma Pena q ela é Intel..achei essa Mobo IGNORANTE!!!! linda como as suas irmãs da MSI novas

  3. Thiago_zl2007 /

    eu ainda chego la mas 1 vo faze sli de gtx 460 ai depois eu parto para essa placa mae e um i7 960 hheehheheh com sertesa e mt boa msm

  4. Sphinkx_765 /

    Acessórios:

    “Os acessórios costumeiros (cabos satã, discos de driver, manual, espelho) vêm acompanhados itens que realmente fazem a diferença.” sic

    Quem consegue identificar a mensagem subliminar na matéria ??

  5. “Estaremos enviando” é triste, hein? Porque a nova tendência agora é falar no gerúndio? Os caras que falam assim pensam que isso é erudito? Que horror!

  6. uhauahauahauha, também percebi. lol

Comentar

WordPress主题
blog comments powered by Disqus