Clicky

Invertendo as cores do LCD

Ferramentas
  • Alicate
  • Estilete
Materiáis
  • Álcool
  • Algodão
  • LCD

1º passo: Reparem que a frame de metal que protege e segura o LCD está presa ao PCB com os chips por umas pequenas reentrancias (pastilhas) dobradas , é necessário por estas direitas com um pequeno alicate de modo a ficarem como mostra as fotos.

Até aqui foi fácil , vem ai agora a parte mais delicada, retirar o frame de metal. Este processo deve de ser feito com muito cuidado de modo a não danificar o LCD nem entortar o frame ou as pastilhas de fixação , pois isto resultaria numa falha do suporte e por consequente maus contactos.

2º passo: Após ajustar as pastilhas adequadamente, empure-as com o dedo, uniformemente ao longo do corpo do LCD de modo a desencaixar a frame completamente.

Tem de se ter cuidado de modo a não forçar muito, pois pode-se partir o LCD!!! Se tudo correu bem até aqui, após retirada a frame, devemos de ter algo deste tipo:

3º passo: Agora vem a parte mais delicada , retirar o polarizador do LCD (há que ter atenção a posição em que estava o LCD anteriormente de modo a que quando se vá montar o dito aparecam os caracteres nos lugares corretos). Para retirar esta pelicula recomendo um estilete ou canivete.

Em uma das pontas, coloque suavemente por baixo da pelicula o estilete de modo a levantar uma ponta com tamanho suficiente para que após isto se possa puxar a pelicula com jeitinho até sair.

4º passo: Após descolar a pelicula do LCD , terá que limpar muito bem a cola que está por baixo da mesma, isto pode ser feito com um algodão umidecido em álcool de modo a não riscar a mesma, caso fiquem residuos de cola na pelicula e/ou no LCD, retire utilizando o mesmo processo.

Após fazer isto, verifique a orientação da película, para que seu LCD fique com o fundo da cor antiga das letras e as letras com a cor antiga do fundo (cores invertidas). Vale citar, que em alguns LCD’s não se consegue fazer isto com a película original, tornando-se necessário uma rotação de 90º, fazendo a face que tinha a cola ficar voltada para cima (ou vice versa). E para agravar a situação, esta película é dificil de se conseguir e muito cara.

Veja a película nova:

Após tudo isto, se tudo correu bem, vamos voltar a por tudo nos devidos lugares e rezar a todos os santinhos para que o LCD tenha sobrevivido há operação

5º passo: Para tal, basta colocar a pelicula no lugar certo com a polarização a sua escolha. Para fixarem no local podem usar um pouco de durex nas pontas de modo que ela não se mova quando for montada, em seguida, ponha o LCD na posição certa (em cima da placa com os chips controladores) e execute os primeiros passos inversamente:

Colocação da pelicula na ordem certa.

Prender a pelicula ao LCD com durex nos cantos.

Alinhar o LCD com a sua posição correta na placa.

Após tudo colocado, coloque a frame e apertar as patilhas bem firmes.

Se tudo correr bem o LCD ficará bonito como o do exemplo abaixo.

Comentar

Free WordPress Themes
blog comments powered by Disqus