Microretíficas - Usando as pontas certas

Muito útil em várias situações, especialmente nas atividades de casemod, a microretífica é uma ferramenta que não pode faltar na bancada do casemoder, modelista, aquarista ou mesmo como ferramenta “faz tudo” na casa do pai de família prevenido.

O que uma microretífica pode fazer? Ela corta, lixa, dá polimento, desbasta, grava, fura, cinzela, fresa, etc. São tantas as utilidades que algumas beiram até a inutilidade, como no vídeo abaixo:

http://gprime.net/video/dremelcd.php

De qualquer maneira, o objetivo deste artigo não é dizer o que se pode fazer com uma microretífica, mas sim, quais as pontas usar para as principais atividades, especialmente aquelas voltadas para o Casemod. Vamos usar como referência as pontas originais da Dremel, a mais conhecida fabricante de microretíficas, mas os demais fabricantes desta ferramenta oferecem seus kits, além de ser possível encontrar alguns tipos para venda avulsa em lojas de ferramentas e dentárias.

DESBASTAR – Para desbastar cantos vivos, bordas de chapas metálicas ou plásticas ou outras superfícies que contenham pontas ou cantos afiados, as pontas indicadas, também conhecidas como pontas montadas ou pedras de desbaste, são:

Obs.: após o desbaste “grosso” com a microretífica, onde são retiradas as rebarbas maiores, recomenda-se o uso de limas e/ou lixas, para o acabamento.

CORTAR – Para fazer cortes em chapas, pinos, hastes, pregos, parafusos, plásticos, madeira ou qualquer outro material ou superfície, são usados discos, como os modelos abaixo, em conjunto com o eixo adaptador que já vêm na ferramenta:

Obs.: Estes discos são os padronizados pela Dremel, mas existem opções nacionais bem mais baratas e facilmente disponíveis, em tamanhos que variam entre 2,3, 3,3 e 4,3cm de diâmetro; o material de que são feitos é o mesmo, uma espécie de lâmina abrasiva que também pode receber o nome comercial de “carborundum”, com exceção dos modelos 456 e 426, que levam fibra de vidro na composição e os tornam mais resistentes; existem ainda os discos de metal, usados por protéticos e dentistas, mas cujo preço unitário torna inviável o uso em Casemod.

FURAR – Para fazer furos diversos em metais, plásticos, madeira:

ESCOVAR E POLIR – Estas são escovas de nylon, aço e latão usadas para preparar a superfície a ser polida com as pontas de algodão; servem também para remover pintura, ferrugem, cola, massa plástica, etc:

LIXAR – São pontas que possuem lixas em várias granaduras para acabamento em madeira, metal, plástico, etc. Também podem ser usadas na preparação de superfícies, depois de aplicadas as escovas, para dar o acabemento fino; lembrando que, quanto mais grossa a lixa, mais material será removido e mais grosseiro o acabamento; também podem ser usadas para desbastes finos:

GRAVAR – Para fazer gravações em acrílico, plástico, metal, madeira ou outras superfícies:

DIVERSOS – Acessórios que podem ser muito úteis para o encaixe de pontas de outros fabricantes:

* Na verdade, o mandril de aperto rápido é um componente praticamente obrigatório, tanto que vem no kit original de 75 peças da Dremel; ele permite que sejam usadas pontas e adaptadores que tenham eixo com diâmetro entre 0,1 e 4,0 mm, pois é ajustável por rosca e castanhas, da mesma forma que os mandris de furadeiras tradicionais.

Acreditamos que com esta breve explanação, conseguimos dirimir as dúvidas de muitos usuários de nosso Forum. O assunto e a diversidade de aplicações não se esgota com este relato, baseado nas experiências pessoais do autor e na documentação do equipamento, mas serve de fundamento ao hobbysta e praticante de atividades manuais com o uso desta poderosa ferramenta que é a micro-retífica rotatória.

Lembrando que existem várias marcas de micro-retíficas no mercado, todas importadas, mas que costumam seguir o padrão Dremel ou Black&Decker de acessórios, não havendo, por isso, muita dificuldade em se adaptar ferramentas de uma marca na outra.

Finalmente, cumpre lembrar que, por se tratar de ferramenta elétrica de alta velocidade de giro, é fundamental, quando de sua utilização, estar equipado com a devida proteção. Óculos de proteção, luvas e máscara de ar são equipamentos tão importantes quanto a micro-retífica, pois não queremos que nosso hobby se transforme em fonte de danos pessoais.

ADENDO: Este texto poderá ser atualizado permanentemente e de acordo com a disponibilidade de tempo do autor.

Comentar

WordPress Themes
blog comments powered by Disqus