Lista das 100 primeiras cidades do Programa Nacional de Banda Larga

População destas cidades soma 14 milhões de pessoas, informa Telebras.
Expectativa é de incluir todos os municípios do país no PNBL até o fim de 2014.

O presidente da Telebras, Rogério Santanna, divulgou nesta quinta-feira (26) a lista das 100 primeiras cidades que serão atendidas pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). A expectativa de Santanna é de que essas cidades, que têm uma população conjunta de 14 milhões de pessoas, já estejam operando dentro do programa até o fim deste ano.

A maior parte das cidades fica nas regiões Nordeste (58) e Sudeste (30). Os estados com mais cidades listadas são Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com 8 cada. Nenhuma dos cem municípios fica nos estados da região Sul. No Norte, apenas Tocantins, com 6 cidades, entrou na lista. Já o Centro-Oeste será beneficiado com a implantação do projeto em 6 municípios goianos.

“Como não vamos fazer o acesso final, precisamos de parceiros de pequeno e médio porte nessas cidades. Esperamos que, com esta lista, os parceiros apareçam. Na hipótese de não haver parceiros, se abre a possibilidade de algumas cidades serem substituídas. Mas achamos que os servidores regionais e locais vão nos procurar”, disse Santanna

Assim que os contratos forem assinados, disse ele, a expectativa é de que a banda larga comece a funcionar em até 45 dias nessas localidades.

Ele lembrou que, de acordo com o Programa Nacional de Banda Larga, os preços cobrados variarão de R$ 15 a R$ 35 por cliente, por uma velocidade mínima de 512 Kbps. Segundo o presidente da Telebras, a expectativa é de que o PNBL atenda a mais 1.063 cidades em 2011 e que todo o país seja abrangido até o fim de 2014. “Talvez a gente atinja [todo país] até mesmo antes disso”, acrescentou Santanna.

Fonte: Alexandro Martello - Globo.com/G1

Cidades: Arapiraca (AL); Messias (AL); Palmeira dos Índios (AL); Joaquim Gomes (AL); Pilar (AL); Rio Largo (AL);

Feira de Santana (BA); Itabuna (BA); Camaçari (BA); Governador Mangabeira (BA); Eunápolis (BA); Governador Lomanto (BA); Muritiba (BA); Presidente Tancredo Neves (BA)

Sobral (CE); São Conçalo do Amarante (CE); Quixadá (CE); Barreira (CE); Maranguape (CE); Russas (CE)

Cariacica (ES); Domingos Martins (ES); Conceição da Barra (ES); Piúma (ES); São Mateus (ES); Vila Velha (ES); Itapemirim (ES)

Anápolis (GO); Aparecida de Goiânia (GO); Trindade (GO); Águas Lindas de Goiás (GO); Alexânia (GO); Itumbiara (GO)

Imperatriz (MA); Paço do Lumiar (MA); Presidente Dutra (MA); Porto Franco (MA); Grajaú (MA); Barra do Corda (MA)

Barbacena (MG); Juiz de Fora (MG); Conselheiro Lafaiete (MG); Ibirité (MG); Sabará (MG); Uberaba (MG); Ribeirão das Neves (MG); Santa Luzia (MG)

Campina Grande (PB); Campo de Santana (PB); Araruna (PB); Riachão (PB); Dona Inês (PB); Bananeiras (PB); Duas Estradas (PB)

Carpina (PE); Tracunhaém (PE); Nazaré da Mata (PE); Paudalho (PE); Limoeiro (PE); Aliança (PE)

Piripiri (PI); Campo Maior (PI); José de Freitas (PI); Piracuruca (PI); Batalha (PI); São João da Fronteira (PI)

Angra dos Reis (RJ); Nova Iguaçu (RJ); São Gonçalo (RJ); Piraí (RJ); Mesquita (RJ); Rio das Flores (RJ); Duque de Caxias (RJ); Casimiro de Abreu (RJ)

Santa Cruz (RN); Nova Cruz (RN); Passa e Fica (RN); Parnamirim (RN); Lagoa d´Anta (RN); Extremoz (RN); Açú (RN)

Nossa Senhora da Glória (SE); Barra dos Coqueiros (SE); Laranjeiras (SE); Japaratuba (SE); São Cristóvão (SE); Carira (SE)

Campinas (SP); Guarulhos (SP); Pedreira (SP); Serrana (SP); Conchal (SP); Embu (SP); São Carlos (SP)

Gurupi (TO); Araguaína (TO); Guaraí (TO); Paraíso do Tocantins (TO);  Wanderlândia (TO); Porto Nacional (TO)

View Comments

  1. Até que enfim esse governo tomou vergonha na cara e fez algo de útil.

  2. THIAGOCAMPOS_AOC /

    BANDA LARGA DE 512 KB ??????

    aaa para nao me faz rir… que lixo ….

    lixo…bom nem precisa comentar ne…BRASIL , UM PAIS DE TOLOS.

  3. Amigão, pq ao invés de vc reclamar, não se mobiliza em lutar para que o Brasil adote uma padrão de banda-larga, de preferência que siga os padrões da UIT - União Internacional de Telecomunicações ?

    Caso vc não saiba, o Brasil não tem um padrão de definição de banda larga, no EUA o padrão é 200kbps, na Colômbia, 512kbps… Em Araraquara, cidade do interior paulista, o prefeito prometeu durante campanha colocar banda larga para todos, e instalou uma internet de 64kbps…

    E você ainda acha ruim 512kbps? Pra quem não tem condições de pagar por um serviço, é uma velocidade bem razoável e que não irá onerar muito o governo para prover esse serviço, além do que a intenção não é fazer concorrência com os provedores existentes… Sem contar isso, se vc acaba com os provedores, é um monte de gente na rua e empresas quebrando… No caso da prestação básica de um serviço, você força as teles a oferecer um produto de boa qualidade e a preços compatíveis, se não, o cara vai optar pelo básico que o governo oferece free…

  4. Faltou Manaus, uma grande cidade com distrito indutrial onde se concentram as pincipais fabricações, #CÚMULO

  5. Eu não acredito no Brasil, é apenas promesa politica

Comentar

Weboy
blog comments powered by Disqus