Ferramentas usadas por um casemodder

Existem várias ferramentas que podem ser usadas para fazer algumas modificações em seu gabinete, mas dentre elas, as mais usadas pelos casemoders são essas:

  • Serra Tico Tico


Essa ferramenta é usada para cortar a lateral do gabinete, o acrílico e também para fazer os furos para a instalação de fans adicionais. É de fácil manuseio, não requerendo muita prática do usuário, podendo fazer cortes circulares e retos.
Para fazer esses cortes, usa-se a lâmina para cortar ferro/aço, as quais possuem os dentes mais finos do que as serras para madeira.


  • Serra para madeira

Os dentes são maiores, mais espaçados e inclinados para os lados.


  • Serra para metal

Os dentes são bem pequenos e com um formato ondulado.


  • Micro retifica


Outra ferramenta muito usada, que é ideal para trabalhos artesanais! Permite lixar, furar, esculpir e polir alguns tipos de materiais.
Ela é usada também para fazer os mesmos cortes que a serra tico-tico faz, porém, o usuário terá que obter experiência e ter um pulso firme para fazer os cortes retos e os cortes curvos. É usada também para dar o acabamento do corte feito pela tico-tico.
Os discos de corte quando usados para cortar metal, gastam-se rapidamente, podendo ser adquiridos separadamente, a um preço razoável. Um outro acessório muito prático é o Eixo Flexível, o qual quando colocado na máquina, permite ao usuário manter a micro retífica estacionada, possibilitando ao mesmo uma extrema facilidade para efetuar o trabalho sobre qualquer peça.


  • Furadeira


Ferramenta usada, para fazer os 04 furos de fixação dos fans tanto no metal do gabinete quanto no acrílico, assim como o furo inicial para que a lâmina da serra tico-tico possa entrar no metal para começar um corte.
Usa-se a broca para metais, inclusive para furar o acrílico.

Também é usada em conjunto com uma serra-copo, que é usada para fazer cortes circulares precisos, sendo encontradas de vários tamanhos (79, 81, 119 e 121mm). As mais usadas para se fazer um furo para fan de 80mm é a serra de 76mm e para se fazer um furo para um fan de 120mm é a serra de 115mm.


  • Esmeriladeira


Essa ferramenta é especialmente desenvolvida e direcionada a pequenos serviços de desbastes, esmerilhar chapas e outros acessórios derivados de ferro, e é usada também com um disco de corte, para cortar gabinetes mais antigos cuja sua construção é de material mais grosso que o atualmente usado nos gabinetes mais novos.

Não é muito utilizada, mas é uma boa opção para cortes de chapas mais grossas, requerendo muita habilidade no uso e no manuseio.


  • Pistola elétrica de cola quente



Essa pistola é muito útil para colar peças pequenas, leds, fios e outros componentes dentro do gabinete.
Com um sistema de cola em bastão, cola diferentes tipos de materiais, sendo de fácil manuseio, é uma ferramenta essencial para qualquer casemoder.


  • Mini arco de serra


Essa ferramenta serve para fazer pequenos cortes em metais, onde a serra tico-tico não alcança (interior do gabinete). Como é uma ferramenta manual, é muito cansativo fazer um corte com ela, mas certamente é a única opção para quem não dispuser de uma micro-retífica.


  • Multímetro digital


Super prático e resistente, ideal para medir a amperagem da corrente elétrica com segurança e qualidade.

É usado por casemoders mais experientes e que se arriscam a mexer com a parte elétrica e eletrônica de um computador. É útil para se saber qual fio passa a fase e qual passa o neutro, em uma extensão de fios feita pelo usuário (baybus, LCD, etc), assim como testar a continuidade da corrente em um uma ligação elétrica.


  • Compressor de ar para hobby


Esse tipo de compressor de ar é usado para pequenas pinturas, deixando as peças pintadas com um acabamento profissional.

Por ser pequeno, portátil e relativamente barato em relação ao modelo profissional (foto abaixo), é o mais usado para a aplicação de pinturas em gabinetes e em peças plásticas do mesmo, assim como as tampas dos drives de CD, CDR, Floppy, etc. É uma ferramenta de fácil manuseio e muito prática, porém requer muita experiência para que se consiga um resultado profissional na pintura.



  • Solda elétrica


Essa ferramenta é essencial para se soldar os fios de algumas ligações elétricas, feitas em várias modificações em cases, como um Baybus, LCD, Light Box, HD VU Meters, Luz Negra, Iluminação de fans e coolers, etc.

Evita a famosa emenda de fios, onde simplesmente os fios são enrolados um no outro, e cuja aplicação está sujeita a um curto-circuito.


  • Parafusadeira


Ferramenta muito útil para aparafusar e desparafusar os parafusos do gabinete, fixar os drives e aplicações diversas, de maneira muito mais rápida e sem esforço nenhum.

Usa um sistema de bits (ponteiras), que quando trocadas, e encaixadas na ponta da parafusadeira, substitui vários tipos de chaves de fenda, philips, etc, que são utilizadas nos inúmeros tipos de fendas existentes em parafusos.


  • Óculos de proteção


Indispensável na hora de fazer qualquer corte e/ou furo com as ferramentas citadas acima, protege com perfeição seus olhos, evitando futuros problemas com rebarbas voadoras.


ATENÇÃO: As fotografias que são usadas nesse artigo são meramente ilustrativas, não tendo pretensão de fazer propaganda, indicação de compra, muito menos, comparar qual marca é melhor que a outra.

blog comments powered by Disqus