Clicky

Como retirar o cooler do processador-Socket A

Muita gente tem medo de sequer abrir o gabinete de seu computador para ver o que tem lá  dentro, ou para saber o motivo de um determinado barulho diferente que está ouvindo. É claro que quem não tem nenhuma intimidade com hardware não deve se aventurar e correr o risco de danificar o equipamento, mas, às vezes, uma simples inspeção visual pode ajudar a descobrir muitos problemas, desde que se saiba o que está  fazendo e o que está procurando. O objetivo deste pequeno artigo ilustrado não é ensinar manutenção de computadores, mas apenas dar umas dicas de como o usuário pode retirar o cooler de seu processador para substituí-lo, caso esteja com problemas, ou para trocar o processador, caso compre um novo. Mas, como dizia o Elvis, “little less conversation, little more action”, ou, chega de papo e vamos  à ação!

1. Removida a tampa lateral e aberto o gabinete, dé uma boa olhada na disposição dos componentes principais. Encontrou o conjunto cooler/processador? Na ilustração é  aquele verde iluminado(no seu caso não deve ser isso, mas deverá ter um ventilador:

2. Verifique mais perto do cooler e veja como ele é  fixado no soquete do processador:

3. Veja que existe um clip prendendo-o ao soquete em dois lados: num dos lados há apenas uma das extremidades do clip de retenção:

4. No outro lado vc poderá ver que a outra extremidade do clip possui um ressalto para você usar como alavanca e instalar/retirar o cooler do soquete:

5. É  naquele encaixe do meio que vc introduzirá a ponta de uma chave de fenda ou outra ferramenta equivalente que tenha boa pega e fique firme na mão; para fazer isso pode ser necessária a remoção de algum componente, como no caso da foto que tivemos de remover as memórias:

6. Chegou o momento crítico; exercendo um pouco de pressão para baixo, tente deslocar o clipe para fora das travas(unhas) do soquete; o clipe é felxível e permite essa manobra, mas tenha cuidado para não pressionar demais ou pode danificar o processador:

7. Neste ponto a parte mais complicada já  foi feita. O cooler já está solto e vc já pode ver o seu processador:

8. Desconecte o cabo de alimentação do cooler que está conectado num soquete na placa-mãe:

9. A tarefa está concluída, mas, já que chegamos até aqui, por que não dar mais uma verificada em como as coisas funcionam. Levante a alavanca de retenção do processador, que é presa por uma trava ao lado do soquete, empurrando-a um pouco para o lado e levantado-a até atingir um ângulo de 90º:

10. O processador já pode ser retirado:

11. A montagem segue exatamente a ordem inversa dos procedimentos; note que o processador só encaixa no soquete de uma maneira; o canto do processador onde falta 1 pino(marcado com um sinalzinho) deve conicidir com o canto do soquete onde também falta 1 pinos; não é preciso forçar o processador para encaixar todos os pinos; uma vez na posição correta ele encaixa sozinho.

Como dito no início do Artigo, as explicações são básicas e foram feitas com base no soquete A(Athlon, Duron, Sempron). Para outros soquetes, como 478, 775, 939, 940, etc, as coisas mudam um pouco com relação aos encaixes e desencaixes, mas o princípio é o mesmo e os cuidados necessários também.

Boa sorte!

Comentar

Free WordPress Themes
blog comments powered by Disqus