Através de uma promoção oferecida pelo ForumPcs e patrocinada pela Waz através do twitter, tive a sorte, de ser o feliz ganhador de um SSD OCZ vertex de 30GB, e para compartilhar parte dessa felicidade com vocês, eu resolvi fazer um review do produto.
Mas primeiro, gostaria de falar um pouco da tecnologia SSD, que significa Solid-State Drive(unidade de estado sólido), ou seja, uma unidade de armazenamento que utiliza memória flash, no lugar dos discos magnéticos do HD.
SSD’s são conhecidos, por terem tempo de acesso extremamente rápido, fazendo com que tenham melhor desempenho que HD’s normais. E por não possuírem partes móveis, os mesmos têm um menor consumo de energia, são mais resistentes fisicamente (uma grande vantagem para o uso no notebook) e são completamente silenciosos.
Um problema dessa tecnologia, é que assim como a fragmentação que ocorre nos discos magnéticos, os de memória flash também sofrem queda de desempenho com o tempo, mas por motivo diferente, o que pode ser corrigido através da tecnologia TRIM, que esse modelo já vem equipado, mas só se tem suporte no Windows seven e nas versões Linux mais recentes.
Descrição
- Desempenho:
Tempo de busca: < 0,1ms
Taxa de Escrita (sequencial): 230MB/s (máx.)
Taxa de Leitura (sequencial): 135MB/s (máx.)
Taxa de Escrita Sustentada (sequencial): 80MB/s (máx.)
- Capacidade: 30GB
- Buffer: 64MB
- Configuração:
Controladora: Indilinx Barefoot
Chips de memória: NAND Flash MLC
- Resistência: Até 1.500G / 0,5ms
- Energia:
Tensão: +5V
- Temperaturas:
Em operação: 0 ~ 70ºC
Não operante: -45 ~ 85ºC
- Conectores:
1x SATA (Dados - 7 pinos)
1x SATA (Energia - 15 pinos)
- Dimensões: L x A x P: 7 x 0,93 x 10cm
- Peso: 77g
Conteúdo da embalagem
-SSD 30GB
-Manual do usuário
-Adesivo “My SSD is faster than your HDD” (muito legal por sinal)
Performance
Como pretendo usar esse SSD apenas no meu novo projeto (pretendo fazer um local especial para ele), resolvi deixar ele encostado por enquanto, então, instalei ele apenas para testes, e como unidade de armazenamento.
Durante os testes, o sistema operacional usado, foi o Windows Seven Professional, rodando em Raid 0 de 2 hds Samsung HD250HJ.
Escolhi o programa Crystal Disk Mark 3.0 para fazer os testes, já que estou mais acostumado com o mesmo e gosto da sua interface, e para comparação, rodei os testes em outros HD’s que possuo.
Os resultados, podemos ver a seguir:
Disponibilidade e preço
Outro ponto importante na escolha da tecnologia de armazenamento utilizado é o preço, pois os SSD oferecem grandes vantagens, o que também eleva muito seu preço. Algo que dependendo da utilização final compensa com o ganho em desempenho.
O preço médio desse modelo avalizado é de R$ 350 em lojas físicas, e pode ser encontrado para venda no site da Waz.
Se você procura a desempenho e segurança de um SSD, o modelo analisado é uma excelente pedida, já que possui um excelente custo x beneficio.
Os 30gb são de bom tamanho, para rodar o sistema operacional e diversos programas, onde, pode-se usar um segundo HD para armazenamento, que não exige muito desempenho.
- Velocidade
- Resistência
- Baixo consumo de energia
- Silencioso
- Leve
- Preço
- Baixa capacidade de armazenamento
- Perda de desempenho com o tempo de uso (o que pode ser corrigido utilizando a tecnologia TRIM)