A última pesquisa da Intel mostrou que as empresas dos EUA e outras organizações estão perdendo bilhões de dólares devido à perda ou roubo de computadores portáteis. No entanto, dois terços dessas empresas não tiraram proveito de práticas de segurança básicas, tais como criptografia, back-up e as tecnologias anti-roubo. O estudo “The Billion Dollar Lost-Laptop “, realizado pela Intel Corporation em parceria com o Ponemon Institute , analisou as possibilidades e circunstâncias da perda de computadores portáteis. A pesquisa constatou que as 329 empresas entrevistadas tiveram, coletivamente, perda de mais de 86 mil laptops no valor de impressionantes US $ 2,1 bilhões.
“Olhando para estes resultados, você mal pode imaginar o impacto financeiro significativo de perdas de laptops”, disse Anand Pashupathy, gerente geral da Intel Anti-Theft Services. “Mais surpreendente, considerando a vulnerabilidade dos computadores portáteis e seus dados, é que a maioria dessas empresas não estão tomando precauções básicas mesmo para protegê-los”. A Intel encomendou o estudo para auxiliar no desenvolvimento e melhoria da segurança de suas tecnologias, incluindo Intel ® Anti-Theft Technology , que ajudam a proteger computadores portáteis e seus dados, mas também para ajudar os esforços industriais, avanços, entre outros, com uma participação no problema.
As perdas resultaram na violação de dados, perda de propriedade intelectual, redução da produtividade e dos encargos legais e regulamentares, entre outros.
O estudo prevê a possibilidade dos trabalhadores perderem seus laptops ou tê-las roubado propositalmente, o que representa um percentual entre 5 e 10 por cento, dependendo do setor que a empresa está, principalmente quando esses PCs atingem sua expectativa de vida de 3 anos. Provavelmente com o intuito da empresas repor por novos laptops. Dos 11 setores pesquisados, as instituições de ensino e pesquisa relatou a maioria de laptops perdidos ou roubados - um pouco menos de 11% dos seus equipamentos. As instituições financeiras se destacaram com o menor número, perdendo apenas pouco mais de 5% de seus PCs móveis.
Grandes lacunas na proteção de dados
“Embora as empresas possam estar cientes do problema de ter seu laptop perdido, ficou claro pelos dados da pesquisa que a maioria das organizações, incluindo trabalhadores, e CFOs, não compreendem totalmente os efeitos adversos e como isso pode afetá-lo, ao ter seus dados em mãos de outras pessoas ou empresas”, disse Larry Ponemon , presidente e fundador do Instituto Ponemon. “Se fosse consciente, seriam muito mais diligente em proteger seus equipamentos.”
Os principais métodos de manter os laptops seguros são - criptografia de disco rígido, back-up dos dados e as tecnologias anti-roubo - e estão longe de serem aplicados. Enquanto 46% dos sistemas perdido continham dados confidenciais, surpreendentemente apenas 30% desses sistemas foram criptografados, e apenas 10% tinham outras tecnologias anti-roubo. Talvez o mais surpreendente, 71% dos laptops perdidos não foram recuperados, ou seja, não só as empresas perderam dados sensíveis, mas como qualquer trabalho em andamento também se perdeu.
Onde é que se perde mais laptops?
Surpreendentemente, o estudo confirmou que os ladrões fugiram com apenas 25% dos laptops desaparecidos, apesar de serem suspeitos de outros 15% dos casos. O resto - 60% - foram registrados como simplesmente perdido. O estudo analisou os três principais ambientes de onde parte dos trabalhadores das empresa, na maioria das vezes, perderam seus laptops: meios de transporte, por exemplo, em aeroportos, estações de trem ou de táxi; aparentemente locais seguros fora do local de trabalho, tais como casas, salas de outras empresas ou salas de conferências do hotel e seus próprios escritórios. Enquanto a maioria poderia suspeitar que os meios de transporte encabeça o ranking de laptops desaparecidos, apenas um terço foi extraviar lá. É considerado como o mais comum a perda em locais fora do ambiente de trabalho - pouco mais de 40% - onde os laptops mais são perdidos ou roubados. Cerca de 12% desapareceu sem explicação. Apenas 5% de todos os notebooks perdidos nunca foram recuperados.
No entanto, embora apenas em segundo lugar no número total de perdas de laptops, os meios de transporte são os locais preferidos dos ladrões. Para as empresas que tiveram as suas perdas confirmadas por meio de roubos, os ladrões o efetuaram 48% em locais de transporte, enquanto que apenas 27% em locais fora do ambiente de trabalho.