O robô R2 da Nasa, que não tem voz, porém possui os movimentos das mãos, começou a comunicar-se através do Twitter mediante mensagens nas quais fala sobre a sua próxima missão ‘STS-133′ no espaço e que as seguirá enviando da Estação Espacial Internacional.
R2 está usando a sua conta do twitter @AstroRobonaut e, com a ajuda de sua equipe, informará sobre a sua preparação para a decolagem e finalmente, sobre o seu trabalho a bordo da Estação Espacial, segudo a Nasa.
“Oi mundo! Meu nome é Robonaut 2 “, disse no Twitter. “Siga minhas aventuras aquí enquanto me preparo para viajar ao espaço!”.
Além disso, nesta quarta-feira, R2 fará demostrações de seu funcionamento e o público terá a primeira oportunidade para entrevista-lo e também a sua equipe através do Twitter e em tempo real.
No próximo mês de setembro, o robô será levado do centro espacial Johnson, onde foi criado, para o Centro Espacial Kennedy da Nasa na Florida para as provas finais. O lançamento a bordo do ônibus espacial Discovery, como parte da missão STS-133, está previsto para novembro.
O R2 fue criado como resultado de um projeto conjunto entre a Nasa e a General Motors que começou em 2007.
Este robô é o humanóide mais avançado que existe e, quando estiver no espaço, será o primeiro robô humanóide a alcançar a órbita e o primeiro robô construido na América a chegar na Estação Espacial.
A longo prazo, quando os seus criadores aprenderem mais sobre o seu manejo no espaço e quando puderem realizar melhorias, poderá conseguir que o robô ajude os astronautas dentro e fora da Estação Espacial com as tarefas rotineiras ou com aquelas muito perigosas para os humanos.