2 lâmpadas em 1 conversor

Ferramentas
  • Alicate de corte
  • Ferro de soldar / solda
  • TesouraEspátula
Materiáis
  • 01 chave “HH” 4×2 com 12 pinos
  • 01 conversor para 12 volts
  • 01 interruptor
  • 02 Lâmpadas fluorescentes de 8 wats
  • 04 soquetes para lâmpadas
  • Fios para realizar as ligações
  • ½ metro de espaguete termo-retrátil

 

Materiais:

 

Observações iniciais: Em um conversor existem 6 fios: 1 par de fios brancos, 1 par de fios azuis, 1 fio preto e 1 fio vermelho (as cores podem variar de uma marca para outra).

Se fossemos ligar normalmente, cada par de fios da mesma cor, seria ligado nas extremidades de 1 lâmpada, e o fio vermelho (fase) e o preto (terra), seriam ligados nos fios amarelo (fase) e preto (terra) da fonte (no caso de 12 volts).

Obs: As 2 lâmpadas utilizarão o mesmo conversor, porém só poderão ser ligadas 1 de cada vez, pois esse tipo de conversor é para acender 1 lâmpada somente.

Como vamos ligar as 2 lâmpadas aproveitando o mesmo reator, faremos o seguinte:
Numerei os 12 pinos para facilitar o entendimento.

1º passo: Pegue os fios do conversor e solde um par de fios da mesma cor nos pinos 1 e 2 da chave HH, e o outro par de fios iguais, nos pinos 3 e 4.da mesma chave (sobrarão os fios vermelho e preto para ligar futuramente na fonte).

 

2º passo: Isole os fios com fita isolante ou com espaguete termo-retrátil, como na foto.

3º passo: Agora, solde outros fios que irão para 1 das lâmpadas (1 par nos pinos 5 e 6, e outro par nos pinos 7 e 8 da chave HH). Após solda-los, isole-os com fita isolante ou com espaguete termo-retrátil.

4º passo: Abra os soquetes e retire as peças metálicas de dentro dele (existem vários tipos de soquetes que podem ser usados… escolha um do seu agrado).

5º passo: Passe os fios por dentro dos buraquinhos do soquete, e depois solde os fios nas partes metálicas (existe um furo específico na parte metálica para se fazer isso). Após soldá-los, monte-os novamente, e estará pronta a ligação para a 1ª lâmpada.

 

6º passo: Agora solde outro par de fios nos pinos 9 e 10 e mais um par de fios nos pinos 11 e 12 e novamente isole-os.

7º passo: Novamente passe os fios por dentro dos buraquinhos do soquete, e depois solde os fios nas partes metálicas. Após soldá-los, monte-os novamente, e estará pronta a ligação para a 2ª lâmpada.

8º passo: No fio vermelho que sai do conversor, solde um interruptor para poder futuramente ligar e desligar a lâmpada que estiver acesa.
O fio vermelho que sai do interruptor deverá ser ligado no fio amarelo (12 volts) da fonte, e o fio preto que sai do conversor, deverá ser ligado no fio preto (terra) da fonte (qualquer um dos dois).

 

 Pronto !!! Ao ligar o interruptor junto ao conversor, uma das lâmpadas se acenderá, pois a chave HH só tem 2 posições (para cima liga uma lâmpada e para baixo liga outra lâmpada). Ao inverter a posição da chave HH, a lâmpada acesa desligará, acendendo a outra lâmpada.

 

O desenho do projeto está aqui:

Observações finais: No caso de se ter uma luz negra e outra luz colorida dentro do mesmo gabinete, a luz negra dará um efeito sobre a tinta fluorescente, tinta luminosa, cabos IDE e outras peças internas, e se acendermos a luz colorida junto com ela, esse efeito é desfeito pela luminosidade superior da lâmpada colorida, portanto não há o porque de acender as duas juntas.
Desse modo se usa apenas um conversor, podendo se obter 2 efeitos diferentes dentro do mesmo gabinete, podendo-se até usar duas lâmpadas coloridas diferentes (uma luz vermelha e outra azul por exemplo), para se obter 2 colorações internas diferentes.

blog comments powered by Disqus