WinLIRC

Muito pelo contrário do que algumas pessoas pensam, um controle remoto ligado na porta serial, não atrapalha nem um pouco na performance do micro, o processador só é usado quando você acionar algum botão do controle, fora isso o “consumo de processamento” é ZERO. Da mesma forma que um LCD ligado na porta serial usa um valor X de processamento, um ligado na paralela usa até 5 vezes o valor X.

O programa WinLIRC pode ser baixado em http://winlirc.sourceforge.net e para instalar, é só descompactá-lo em uma pasta qualquer, como por exemplo C:\Arquivos de Programas\WinLIRC\, e criar um atalho para o executável winlirc.exe, no Menu Iniciar/Programas/Iniciar ou Iniciar/Todos os Programas/Inicializar, conforme a versão do windows que está sendo usada.

Após instalado, execute o atalho criado. Na primeira vez em que for executado, aparecerá uma mensagem de erro (como na figura abaixo), isso é porque o WinLIRC ainda não foi configurado, basta clicar no botão OK.

Aparecerá a tela de configuração como abaixo. Configure todos os campos como na figura abaixo, exceto o campo Port, que deverá ser a porta serial na qual o receptor está ligado, e o campo Config, no qual você deve dar um nome para o arquivo de configuração, com a extensão .cf. No caso de vc usar um projeto alimentado pela própria porta serial (pino 7 do DB9), deve se habilitar o campo Animax (enable DTR).

Após conferir todos os dados, chegou a hora de configurar um controle remoto qualquer para ser usado com o programa, eu vou usar o da minha TV. Clique no botão Learn, pode em alguns casos aparecer uma mensagem dizendo que o arquivo já existe e pedindo a sua confirmação para substituí-lo. Aparece a tela como na figura abaixo, pedindo um nome para o seu controle, coloque um nome qualquer no campo Input e confirme clicando no botão Enter.

Na próxima tela ele pede que se coloque um valor para a margem de erro de 1 a 99, o padrão é 25. Apenas clique no botão Enter.

Agora ele vai identificar o tipo de controle remoto. Clique no botão Enter e siga as intruções na tela: Pressione um botão do controle, aguarde um segundo, pressione novamente o mesmo botão, agora pressione 10 botões aleatóriamente com um intervalo mínimo de um segundo entre um e outro.

Chegou a hora de cadastrar os botões do seu controle remoto. No campo Input coloque um nome para o botão a ser cadastrado (esse nome não pode ter espaços) e clique Enter.

Siga as intruções na tela, elas diferem conforme o modelo do controle remoto, no meu caso, ele pede que eu pressione varias vezes o botão até aparecer a mensagem abaixo, em outros casos ele pede para manter o botão continuamente pressionado até aparecer a mesma mensagem

Confirme e repita o mesmo processo até cadastrar todos os botões do controle, no meu caso: Power, Vol+, Vol-, Ch+, Ch-,A/V, Timer, Function, SetaDireita e SetaEsquerda.

Quando tiver cadastrado todos os botões, simplesmente deixe o campo Input em branco e clique Enter. Confirme as duas mensagens seguintes.

Clique no botão Analyze e confirme a mensagem que aparecer.

Devolta a tela inicial, clique no botão OK e pronto esqueça que o WinLIRC existe. Note que um iconezinho redondo fica na barra de tarefas (próximo ao relógio), sempre que acionado algum botão do controle remoto, esse icone muda momentaneamente de cor, indicando que o sinal foi recebido e reconhecido corretamente.

Comentar

WordPress主题
blog comments powered by Disqus