Discos Blu-ray de 100 GB já estão à venda no Japão

A capacidade de armazenamento de discos Blu-ray dobrou. Empresas como Sharp, TDK e Verbatim já se preparam para lançar discos que armazenam até 100 gigabytes de dados.

Na sexta-feira (30/7), a Sharp vai começar a vender, no Japão, o primeiro disco Blu-ray com capacidade de 100 GB. O disco VR-100BR1 pode ser gravado apenas uma vez e está em conformidade com a especificação BDXL, que foi anunciada em abril pela Blu-ray Disc Association.

Na semana passada, a TDK anunciou que começaria a vender discos de 100 GB em setembro, de acordo com comunicado da empresa traduzido com ajuda do Google Translate. Na terça-feira (27/7), a empresa de hardware Verbatim anunciou que entregaria discos de 100 GB em 2011.

Os discos Blu-ray vendidos atualmente oferecem capacidades de 25 GB em camada única e de 50 GB em duas camadas. O disco de 100 GB adiciona uma terceira camada de armazenamento, para capacidade extra.

Em teoria, mídias que seguem o formato BDXL seriam capazes de oferecer até 128 GB com uma quarta camada.

Mas as mídias BDXL não funcionarão com os drives de Blu-ray disponíveis hoje – será preciso comprar drives novos. A Sharp também anunciou novos gravadores Blu-ray Aquos BD-HDW700 e BD-HDW70, capazes de gravar dados em discos de 100 GB. Os gravadores também começarão a ser vendidos no Japão em 30/7.

Backups
Os discos Blu-ray são mais conhecidos como meio de distribuição de filmes, mas a Blu-ray Disc Association propõe o uso do BDXL em outras aplicações, como backup de dados e armazenamento de vídeo de alta definição. A associação argumenta que a mídia de alta capacidade não é necessária para filmes, pois 50 GB são suficientes mesmo para filmes de alta definição em 3D criados no formato Blu-ray 3D.

Como os drives DVD+/-RW, os gravadores BDXL poderiam ser utilizados para gravar dados, vídeos e imagens. Os gravadores gravarão os discos a velocidades entre 2x e 4x e poderiam ser utilizados em set-top boxes para gravar transmissões de TV.

A Sharp e a Verbatim disseram que suas mídias de 100 GB terão capas para proteger os dados e prevenir arranhões. Informações sobre preço e distribuição global não foram fornecidas nem pela Sharp, nem pela TDK.

Fontes : PcWorld

Comentar

Premium WordPress Themes
blog comments powered by Disqus